Décadas depois, o avião foi encontrado, mas o que acharam ali foi impressionante

É 1972 e um grupo de soldados está voando alto em um helicóptero da Força Aérea Real Australiana. Mas enquanto os militares sobrevoam esta parte remota de Papua Nova Guiné - cheia de pântanos e selva - eles avistam algo verdadeiramente incrível. Lá no solo abaixo deles está um veículo enorme parcialmente submerso - um que está desaparecido há três décadas. Será que os soldados finalmente resolveram um mistério que cativa pessoas há 30 anos? Bem, parece que sim.

Quando você ouve exatamente onde o veículo estava, porém, faz sentido por que ele permaneceu sem ser descoberto por todos esses anos. Afinal, Papua Nova Guiné é o lar de algumas das áreas selvagens mais exóticas do mundo. Seus muitos ecossistemas variados incluem florestas tropicais exuberantes, cadeias de montanhas acidentadas, vulcões, savanas e pântanos.

E o objeto que os soldados australianos avistaram estava em um pântano infestado de crocodilos, particularmente remoto, conhecido como Agaimbo. Isso explica em parte por que a descoberta foi tão incrivelmente bem preservada. Simplificando, estava em um local muito inacessível - não um local que você encontraria com pressa. Lidar com os crocodilos também não seria agradável.

Mas qual era o objeto misterioso? Bem, surpreendentemente, era um bombardeiro da Segunda Guerra Mundial que agora passou a ser conhecido pelo apelido de "Fantasma do Pântano". E com o passar dos anos, a embarcação passou a ser considerada uma espécie de Santo Graal da história da aviação militar. “Foi amplamente considerado que era impossível salvar este avião”, disse o arqueólogo de aviação Fred Hagen à Southern California Public Radio em 2010.

Entra David Tallichet Jr., um veterano e empresário da Segunda Guerra Mundial nascido em Dallas. Além de ter construído dezenas de restaurantes com temas de aviação, Tallichet tinha um negócio paralelo relacionado à coleta e restauração de aeronaves militares. Na verdade, em um estágio ele possuía mais de 120 aviões, incluindo um bombardeiro B-25 Mitchell e um P-40 Tomahawk.